domingo, 25 de março de 2012

CORPOS CETONICOS




CORPOS CETÔNICOS



1.    Corpos cetonicos
Corpos cetonicos são compostos derivados do Acetil-Coa no momento em que este ultimo deixa de entrar no ciclo do ácido cítrico para formar corpos cetonicos.
Tipos de corpos cetonicos:
·         Acetona: é exalada;
·         Acetoacetato: dissolvido no sangue e transportado para tecidos extra-hepáticos onde será oxidado pela via do ciclo do ácido cítrico para formar a maior parte da energia requerida por esses tecidos.
·         D-β-hidroxibutirato: tem o mesmo destino do acetoacetato.
2.    Esquema de formação dos corpos cetonicos

Inferência clínica: Como as pessoas diabéticas não-tratadas produzem grande quantidade de acetoacetato, o seu sangue contém quantidades significativas de acetona. A acetona é volátil e confere um odor característico ao ar exalado, o que, às vezes, é útil no diagnóstico da severidade da doença.
3.    Utilização do D-β-hidroxibutirato como energia pelos tecidos extra-hepáticos:
O D-β-hidroxibutirato é oxidado até acetoacetato pela D-β- hidroxibutirato desidrogenase. O acetato recebe o CoA do succinil CoA formando Acetoacetil CoA, sendo que, essa reação aditiva ocorre com a participação da β- cetoacil-CoA transferase. O Acetoacetil CoA é então clivado pela tiolase em duas moléculas de Acetil-CoA. Veja esquema abaixo que ilustra o texto:

4.    A importância da formação dos corpos cetônicos no processo oxidativo dos ácidos graxos nos hepatócitos:

No momento em que o Acetil-CoA é transformado em corpos cetonicos ocorre a liberação de coenzima A (CoA). A coenzima A é essencial para a β-oxidação de Acidos graxos em Acetil-CoA. Veja esquema abaixo:


5.    Jejum severo e diabetes melito não-tratada
Jejum severo: durante o jejum a gliconeogênese retira a maior parte dos intermediários do ciclo do ácido cítrico, desviando o acetil-CoA para a produção de corpos cetonicos.
Diabetes melito não tratado: para aumentar o nível de glicose sanguínea a gliconeogênese é acelerada, o que também ocorre com a oxidação dos ácidos graxos no fígado e nos músculos, resultando em uma produção de corpos cetonicos em quantidade acima da capacidade de sua oxidação pelos tecidos extra-hepáticos.
Conseqüências: 1) o aumento do acetoacetato e D- beta- hidroxibutirato no sangue diminui o pH do sangue podendo ocasionar acidose 2) o excesso de corpos cetonicos no sangue e na urina é conheido como Cetonuria.
Obs: o cérebro consegue utilizar corpos cetonicos como fonte de energia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

comenta ai vai!!