terça-feira, 3 de abril de 2012

PL2 NUTRIÇÃO

PL 2 : GLANDULA TIREÓIDEA, PARATIREÓIDES
E GLANDULAS SUPRA-RENAIS

Glândula Tireóidea

1.    Descreva a localização da glândula tireóidea no pescoço: a glândula situa-se profundamente aos músculos esternotireóideo e esterno-hióideo, na parte anterior do pescoço, no nível das vértebras C5 e T1.
2.    Descreva a artéria tireóidea IMA: esta artéria é recorrente em 10% das pessoas. Origina-se do tronco braquiocefálico, entretanto pode originar-se do arco da aorta ou das artérias carótida comum direita, subclávia ou torácica interna. Quando presente, essa pequena artéria ascende sobre a face anterior da traquéia, emitindo pequenos ramos para ela. A artéria continua até o istmo da glândula tireóide, onde se divide para irrigá-la.
3.    Descreva a drenagem linfática e a inervação da gl. Tireóide: os vasos linfáticos da glândula tireóidea seguem no tecido conjuntivo interlobular, geralmente perto das artérias; eles se comunicam com uma rede capsular dos vasos linfáticos. A partir daí, os vasos seguem primeiro para os linfonodos pré- laríngeos, pré-traqueais e paratraqueais. Por sua vez, os linfonodos pré-laríngeos drenam para os linfonodos cervicais superiores, e os linfonodos pré-traqueais e paratraqueais drenam para os linfonodos cervicais profundos inferiores. Na parte lateral, os vasos linfáticos situados ao longo das veias tireóideas seguem direto para os linfonodos cervicais profundos inferiores. Alguns vasos linfáticos podem drenar para os linfonodos braquiocefálicos ou para o ducto torácico.

Observe a figura



Inervação: os nervos da glândula tireóide são derivados dos gânglios (simpáticos) cervicais superiores, médios e inferiores. Eles chegam à glândula  através dos plexos cardíaco e periarteriais tireóideos superior e inferior que acompanham as artérias tireóideas. Essas fibras são vasomotoras, não secretomotoras. Causam constrição dos vasos sanguíneos. A secreção endócrina da glândula tireóide é controlada hormonalmente pela hipófise.
Descreva o trajeto do nervo laríngico recorrente nas proximidades da tireóide: Os nervos de ambos os lados se originam dos nervos vagos, na região inferior do pescoço. Seguem em direção ao tórax até se curvarem (daí o nome "recorrente") em estruturas diferentes para cada lado. O nervo laríngeo recorrente direito passa por debaixo da artéria subclávia direita, ao nível da vértebra T1/T2. O nervo laríngeo recorrente esquerdo passa por debaixo da alça da aorta, ao nível da vértebra T4/T5. Ambos os nervos continuam seu trajeto agora em ascensão, se dirigindo para face póstero-medial da glândula tireóide e sobem no sulco traqueoesofágico em direção aos músculos intrínsecos da laringe.
Observe na figuara abaixo as caxas vermelhas que indicam os nervos



CONTEÚDO DISPONÍVEL PARA COMPRA


Paratireoide

       Descreva a localização da glândula paratireóide:

       Descreva a irrigação das glândulas paratireóides:
       Descreva a drenagem venosa das paratireóides
              Descreva a inervação das glândulas paratireóideas 

Supra – renais
Revise o conceito de retroperitônio
Descreva a localização das supra-renais, e suas relações anatômicas:  
Revise os conceitos dos envoltórios renais
Irrigação das suprarrenais
Drenagem venosa das glândulas suprarrenais
Drenagem linfáticas das suprarrenais
Inervação das glândulas supra-renais

Conteúdo extra

 Descreva a musculatura cervical 
Como fazer uma traqueostomia e uma cricostomia
  Lesões de uma traqueostomia
Solução para não tirar a paratireoide
Quais hormônios secretados pela tireoide e paratireoide
  Hormônios do córtex e medula adrenal
  Estruturas comprimidas pelo bóssio colóide

TODO O CONTEÚDO BASEADO NOS LIVROS:
ANATOMIA ORIENTADA PARA CLÍNICA - MOORE
TRATADO DE FISIOLOGIA MÉDICA - GUYTON
ATLAS DE ANATOMIA HUMANA NETTER
TRATADO DE CIRURGIA

VALOR PARA COMPRA: R$2,00
Para agilizar o envio informe a compra no email:  medresumos@live.com




OBRIGADO POR CONFERIR OS ITENS PUBLICITÁRIOS!!
UNIFENAS RESUMIDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comenta ai vai!!