domingo, 25 de março de 2012

HIPÓFISE E GLÂNDULA PINEAL

,
PL 1: Glândula hipófise e pineal

1.    Descreva os conceitos listados abaixo:

a)    Sistema endócrino: promove a coordenação por inter-relacionamento de vários tipos de sistemas de mensageiros químicos.
b.1) Glândulas exócrinas: As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais. Ex: sebácea, submandibular, sublingual, parótida, estômago.
b.2) Glândulas endócrinas: Uma glândula endócrina segrega substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. Ex: tireóide, hipófise, pineal, suprarrenal.
c) Secreção hemócrina: secreção liberada e transportada pelo sangue.
d) Secreção parácrina: secreção liberada no interstício por uma célula com objetivo de ocasionar alterações em células- alvo localizas próximas a ela.
e) Secreção neurócrina: transporte de mensageiro biológico (neurohormona) ao longo de um axônio, secreção para a circulação sanguínea, e ação à distância.
f) Secreção autócrina: ocorre quando uma célula secreta um mensageiro químico para atuar em seus próprios receptores, como por exemplo a produção do fator de crescimento epidérmico.
     g) Secreção solenócrina: Trata-se da secreção de peptídeos e aminas na luz de órgãos viscerais, nos brônquios e no aparelho urogenital (gastrina, secretina, peptídeo intestinal vaso-ativo, entre outros).
2. Descreva e identifique os aspectos anatômicos e funcionais da glândula pineal:
a) Descreva sua localização no encéfalo: a glândula pineal localiza-se entre a comissura posterior e das habenulas formando um saco de epêndima em comunicação com a cavidade do III ventrículo. Posteriormente à glândula pineal localiza-se o cerebelo. A glândula pineal não possui barreira hematoencefálica, pois possui capilares fenestrados. Sua vascularização é muito vasta e o fluxo sanguíneo é superado apenas pelo rim. A inervação da glândula pineal se faz por fibras simpáticas pós-ganglionares, oriundas do gânglio cervical superior.
b) Descreva as funções da glândula pineal: a glândula pineal é composta por pinealócitos que convertem a serotonina em melatonina e a libera na corrente sanguínea sob estímulos provindos do núcleo supraquiasmático do hipotálamo através de fibras simpáticas.  A glândula pineal é estimulada pelo escuro e inativada pela luz. Ela possui a função de frear a atividade das gônadas, o que é comprovado pela atrofia das mesmas em ratos submetidos a períodos de 23 horas diárias de escuridão.  Outra função da glândula é o controle do circo circadiano. Sabe-se que a melatonina age sobre os receptores de melatonina presentes no núcleo supraquiasmático regulando o circo circadiano do indivíduo.
3. Descreva e identifique os aspectos anatômicos e funcionais da glândula hipófise:
c) Descreva a localização da glândula hipófise: a hipófise é uma glândula pequena – em torno de 1cm de diâmetro e pesando de 0,5 a 1 grama – situada na sela túrcica, que é uma cavidade óssea localizada na base do cérebro e que se liga ao hipotálamo através do pedúnculo hipofisário (infundíbulo). Na Anteriormente está o tubérculo da sela e o quiasma óptico, posteriormente está o dorso da sela e o tronco encefálico e superiormente está o hipotálamo.
e) Descreva as divisões da glândula hipófise: a hipófise é subdividida em hipófise anterior ou adeno – hipófise que é maior e hipófise posterior ou neuro – hipófise que é menor.
f) Descreva os hormônios do lobo anterior da gl. Hipófise:
·         Hormônio do crescimento (GH; somatotropina): estimula o crescimento do corpo; estimula a secreção de IGF-1; estimula a lipólise; inibe as ações da insulina sobre o metabolismo dos carboidratos e dos lipídeos.
·         Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH; corticotropina): estimula a produção de glicocorticóides e de androgênios pelo Cortez adrenal; mantém o tamanho da zona fasciculada e da zona reticular do córtex.
·         Hormônio estimulante da tireóide (TSH; tireotropina): estimula a produção dos hormônios tireoideanos pelas células foliculares da tireóide; mantém o tamanho das células foliculares.
·         Hormônio folículo estimulante (FSH): estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos; regula a espermatogênese nos testículos.
·         Hormônio lueinizante (LH): dá origem à ovulação e à formação do corpo lúteo no ovário; estimula a produção de estrogênio e progesterona pelos ovários; estimula a produção de testosterona pelos testículos.
·         Prolactina (PRL): estimula a produção e secreção de leite.
g) Descreva os hormônios do lobo posterior da glândula hipófise:   
·         ADH (vasopressina): formado primariamente nos núcleos supra-ópticos. Efeito antidiurético. Efeito vasoconstritor.
·         Ocitocina: formada primariamente nos núcleos paraventriulares. Provoca contração no útero gravídico. Auxilia na ejeção do leite pelas glândulas mamárias.
h) Descreva a irrigação da glândula hipófise: a hipófise anterior é altamente vascularizada com capilares sinusóides em grande quantidade entre as células glandulares. O sangue flui então através de pequenos vasos sanguíneos porta hipotalâmicos – hipofisários para dentro dos sinusóide da região anterior da hipófise.
i) As artérias hipofisais são ramos de qual artéria: carótida interna
j) Descreva a drenagem venosa da gl. Hipófise: cerebral interna, cerebral anterior e basal.
k) Descreva o sistema porta hipofisário: Sistema porta hipofisário é uma rede de capilares venosos que fazem a ligação entre o hipotálamo e a hipófise. Vale lembrar que um sistema porta é constituído por veias interpostas por duas redes capilares. Portanto, este sistema é composto na hipófise por uma rede capilar primária, uma rede venosa e uma rede capilar secundária.
L) descreva a importância do sistema porta hipofisário: o sistema porta hipofisário estabelece a comunicação da hipófise anterior com o hipotálamo. O hipotálamo secreta fatores de inibição e de liberação que irão modular a secreção da adeno-hipófise.

Acessos Cirúrgicos para hipófise
1.    Acesso endoscópico transnasal (transfeinoidal): este acesso é realizado utilizando um endoscópio introduzido no nariz, passando pelos meatos e conchas nasais e chegando até o septo intersinusal, que é parcialmente removido dando acesso à célula tursica onde está a hipófise.

2.    Acesso transcraniano: este acesso é realizado nas seguintes etapas: 1)incisão de couro cabeludo, 2)dissecção do plano musculoaponeurótico e 3) craniotomia
Os acessos transcranianos são laterais para que se possa visualizar a área parasselar sem que haja grandes manipulações do parênquima cerebral.
Tipos de craniotomia:
a)    Craniotomia pterional: incisão no ptério. O ptério é o encontro do frontal, asa maior do esfenoidal, parietal e temporal
b)    Craniotomia subfrontal: Para a abordagem subfrontal uma craniotomia remove o osso sobre a testa para expor ambos os lobos frontais do cérebro ao nível das sobrancelhas.

 MAX



 

4 comentários:

  1. Olá amigos eu estou usando Melatonina já faz 4 anos e estou tendo ótimos benefícios pois tenho uma noite de sono muito boa.

    Acordo bem descansada, isso que durmo apenas 6 horas por noite.

    A única dificuldade é para conseguir comprar a Melatonina precisa de Receita Médica, eu estou conseguindo comprar Melatonina sem Receita Médica nessa loja virtual:

    ciadosuplemento.com

    Eles enviam para qualquer Cidade o Brasil pelos Correios.

    ResponderExcluir

comenta ai vai!!