quarta-feira, 6 de junho de 2012

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Seminário 1: desenvolvimento neuromotor

autor: João Maximiano

Escola de ciências médicas UNIFENAS-BH

Do ponto de vista biológico, o desenvolvimento neurológico inicia- se desde a concepção. As interações do indivíduo com o seu meio ambiente modelam, ao longo de sua vida (incluindo a intra-uterina), tanto a estrutura como o funcionamento do seu sistema nervoso central (SNC) o qual, por sua vez, cresce e se desenvolve com grande velocidade, nos primeiros anos de vida.
O cérebro humano é composto em média por 100 bilhões de neurônios que estão imaturos ao nascimento. Dizemos que estão imaturos, pois possuem baixa mielinização que será adquirida de forma gradual com o passar do tempo. A maturação do sistema nervoso ocorre primeiramente no aspecto sensitivo para posteriormente alcançar o aspecto motor.
Do ponto de vista clínico, qualquer evento ambiental nocivo, que ocorra na vida fetal (infecções congênitas, fumo, drogas, etc.), durante o parto (anóxia, hemorragias maternas, etc.) e nos primeiros anos de vida (infecções, desnutrição, etc.), podem lesar o SNC. Mas é preciso lembrar que esse é um período de grande plasticidade cerebral, sendo o cérebro capaz de realizar novas funções, transformando de maneira duradoura e sob pressão do meio ambiente, seja os elementos que o compõem, seja a rede de conexões que os une. Quanto mais jovem o indivíduo, mais plástico é o seu cérebro, embora também se saiba que essa plasticidade se conserva em certo grau durante toda a vida, mesmo que na idade adulta seja menor do que na infância.
Do ponto de vista da maturação, o desenvolvimento neurológico não acontece de maneira arbitrária, mas de acordo com um plano contido no potencial genético, através de etapas previsíveis e pré- determinadas, no sentido céfalocaudal e do centro para a periferia.


A estimulação adequada do sistema neuromotor é fundamentar para induzir a realização do potencial da criança.


Conceito de desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas.
Sabe-se que o surgimento de movimentos e seu posterior controle ocorrem em uma direção céfalo-caudal e próximo-distal, porém este processo não se apresenta de forma linear, incluindo períodos de equilíbrio e desequilíbrio. Apesar disso, costuma cumprir uma sequencia ordenada e até previsível de acordo com a idade.
Diversos fatores, porém, podem colocar em risco o curso normal do desenvolvimento de uma criança. Definem-se como fatores de risco uma série de condições biológicas ou ambientais que aumentam a probabilidade de déficits no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
Dentre as principais causas de atraso motor encontram-se: baixo peso ao nascer, distúrbios cardiovasculares, respiratórios e neurológicos, infecções neonatais, desnutrição, baixas condições socioeconômicas, nível educacional precário dos pais e prematuridade. Quanto maior o número de fatores de risco atuantes, maior será a possibilidade do comprometimento do desenvolvimento.

Avaliação do desenvolvimento

O desenvolvimento do sistema nervoso depende da expressão de genes particulares em locais e períodos específicos e recebe, ainda, influências do ambiente interno e externo.

·         Influência externa: exemplo de influência externa é a experiência sensorial necessária ao desenvolvimento da visão. Crianças que nascem com catarata congênita, se não tratadas na infância, não vão aprender a ver, apresentando cegueira cortical.

·         Influência interna: pode ser exemplificada com o hipotireoidismo congênito.

No desenvolvimento existe sempre uma sequência fixa e invariável para cada espécie, embora com um ritmo variável de indivíduo para indivíduo. Esta variação de ritmo individual permite estabelecer limites de normalidade e, também, idades mínima e máxima em que cada marco d desenvolvimento pode ser observado.
Outra característica importante do desenvolvimento é o fato de que as respostas gerais precedem as particulares. Por exemplo, o recém-nascido, quando estimulado, responde com todo o corpo; já o lactente, quando estimulado no pé, responde desviando apenas pé.

Alguns itens que se deve lembrar:

·         Respostas gerais vão se tornando respostas específicas
·         Reflexos primitivos vão dando lugar a reflexos coordenados
·         Evoluem os reflexos corticais que medeiam ações voluntárias
·         A criança passa de reações involuntárias simétricas para voluntárias assimétricas.

Caracterização de reflexos

·         Reflexos normais por algum tempo, que desaparecem e retornam em condições patológicas ex: reflexo tônico cervical, reflexo de Moro e reflexo cutâneo plantar.
·         Existem normalmente, desaparecem e voltam como atividade voluntária ex: reflexos de preensão, sucção e marcha.
·         Persistem por toda a vida: reflexos profundos e cutâneo abdominais.

Tipos de desenvolvimento

1.    Desenvolvimento motor: diz respeito ao controle dos movimentos do corpo, desde os grosseiros até os mais finos. Evolui na criança de forma sequencial: levantar e controlar gradualmente a cabeça e o tórax, voltar-se sobre si mesma, sentar-se, engatinhar, pôr-se de pé, caminhar etc.
2.    Desenvolvimento adaptativo: compreende ações de ajustamento para novas atividades mais complexas, beneficiando-se de experiências anteriores. As habilidades motoras mais complexas, na criança, avançam por intermédio da coordenação entre sensação, percepção, elaboração, planejamento e execução como necessidade de resposta ante objetos situações.
3.    Desenvolvimento da linguagem: refere-se a todos os meios de comunicação – percepção, compreensão e expressão – por meio de gestos, vocalizações e palavras. Manifesta-se ao nascer com o primeiro choro, e progride até converter-se em pequenos sons guturais, risos, gritos, sons repetidos, compreensão de ordens, palavras, frases e orações.
4.    Desenvolvimento pessoal-social: compreende habilidades e atitudes pessoais da criança em seu meio sociocultural. Ela desenvolve, inicialmente, a capacidade de tornar-se independente nas atividades da vida diária – alimentar-se , vestir-se, controlar fezes e urina, escovar os dentes, tomar banho – construindo essa independência junto a família e, posteriormente, em nível social mais amplo – parentes, escola, sociedade.

Acompanhamento do desenvolvimento da criança até os 5 anos
O acompanhamento e a avaliação do desenvolvimento devem ser sistemáticos e programados, constituir-se rotina simples, ser compreendidos e utilizados com uma estratégia para a promoção de saúde e estar integrados à estimulação.
Dentre as ferramentas utilizadas para acompanhar o desenvolvimento destacam-se: 1) A ficha de acompanhamento do desenvolvimento e 2) a escala de desenvolvimento de Denver.

Escala de desenvolvimento de Denver

É um teste de aplicação fácil e rápida que serve para triagem e não para diagnóstico.Não se objetiva em ser um teste de Q.I ou Q.D. Deve ser corrigido em caso de crianças prematuras.
Leva em consideração os quatro campos do desenvolvimento a serem avaliados: 1) pessoal-social, 2) motor fino-adaptativo, 3) linguagem e 4 motor grosseiro.

Ficha de acompanhamento do desenvolvimento

Apresenta os marcos mais significativos do desenvolvimento da criança até  quinto ano de vida da criança. Guarda correspondência com as observações sobre desenvolvimento registradas no cartão da criança.





Desenvolvimento e estimulação

O processo de desenvolvimento tem por base a maturação progressiva do SNC, em um organismo com adequadas condições do meio interno – equilíbrio ácido-base, nutricional, metabólico etc – e com boas condições de efetores – cordas vocais, músculos, estrutura óssea etc. Porém, mesmo em face dessas condições em níveis ideais, é necessária uma proteção ambiental contra agentes nocivos que possam lesar o organismo – infecções, intoxicações, acidentes e outros.
Outro aspecto fundamental para o desenvolvimento é a ocorrência de estímulos ambientais que suscitem respostas da criança e a capacitem a adquirir e aprimorar habilidades funcionais. A não estimulação pode impedir com que a criança atinja seu potencial.
O período ótimo de estimulação para o desenvolvimento é, portanto, aquele em que as etapas anteriores já foram superadas e a criança está pronta para nova habilidade.
Os estímulos são na maioria das vezes procedimentos culturais, integrados nas atividades social e familiar cotidianas, exemplo:
Ø  Relação mãe/filho satisfatória
Ø  Ambiente e relações sociais adequados
Ø  Precoce pode gerar efeitos negativos
Ø  Tardio pode impedir recuperação completa

UNIFENAS RESUMIDA




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