quinta-feira, 14 de março de 2013

ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO


ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E DIFICULDADE ESCOLAR

João Lage


Teorias do desenvolvimento:
O desenvolvimento é um processo em que a criança evolui fisicamente, psicologicamente e socialmente.
·         Teoria de fatores endógenos
·         Teoria de fatores exógenos
·         Teoria construtivista
·         Culturalista
O desenvolvimento neuropsicomotor acontece em uma sequência fixa porem variável em tempo de indivíduo para indivíduo.
O desenvolvimento ocorrerá no sentido:
·         Cefálo-caudal: primeiro vira o pescoço, depois aprende a sentar para só então ficar em pé.
·         Próximo distal: primeiro consegue olhar fixo para depois mexer os ombros, braço e  movimento em pinça.
A avaliação do desenvolvimento deve ser agrupa em quatro grupos:
·         Desenvolvimento motor: diz respeito ao controle dos movimentos do corpo desde os grosseiros até os mais finos.
·         Desenvolvimento adaptativo: compreende o ajustamento para atividades mais complexas embasando em experiências anteriores.
·         Desenvolvimento da linguagem: refere-se a todos os meios de comunicação.
·         Desenvolvimento pessoal-social: compreende habilidades e atitudes pessoais da criança em seu meio sociocultural.
O atraso pode ser tanto por um atraso no desenvolvimento motor quanto por um atraso no desenvolvimento cognitivo, podendo os dois virem juntos ou separados.

Alem do atraso pode ocorrer uma involução do desenvolvimento, ou seja, características previamente adquiridas são perdidas ex: andar. Normalmente esse quadro é compatível com encefalopatia progressiva.
Marcos:
a)    0 a 3 meses: tônus muscular (hipertonia dos membros e hipotonia cervical), reflexo tônico cervical assimétrico (esgrimista), decúbito ventral fica com a coxa sobre o abdome, pode ter uma marcha reflexa.
b)   3 a 6 meses: bebe sorridente, explora o ambiente, diminuição do tônus dos membros e aumento do cefálico, em decúbito ventral apoia nos antebraços.
c)    6 a 9 meses: bebe ativo, reconhece o rosto familiar e estranha pessoas não conhecidas. Hipotonia fisiologia. Em decúbito ventral não apoia mais nos antebraços e sim nas mãos. E quando sentado faz um tripé e depois para de utilizar o braço.
d)   9 aos 12 meses: vira pra sentar, coloca-se em posição quadrúpede para engatinhar e coloca-se em pé.
e)    Com 1 ano: inicia marcha sem apoio e tenta alcançar objetos.
 Alterações no desenvolvimento:
a)    Condições que aumentam a chance de ter um déficit no desenvolvimento:
·         Condições precárias de saúde e educação;
·         Fatores socioeconômicos
·         Ambiente familiar em meio desfavorável (violência, acidente)
·         Pré-natais (uso de drogas, não realizar as consultas regularmente, HAS, DM, infecção pré-natal)
·         Peri-natais (prematuridade, hipóxia neonatal, convulsão neonatal)
·         Pós-natais (trauma, hidrocefalia, meningite, infecções graves)
·         Permanentes (genéticas)
b)   Anamnese: dados de evolução de aquisições e pesquisar sintomas neurológicos, perguntar sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, HF e HSocial, Historia econômica.
c)    Ectoscopia: características morfológicas e sindromicas.
d)   Exame físico: dados antropométricos. Alterações cutâneas, viceromegalia, alterações congênitas e no sistema sensorial.
Criança especial e necessidades especiais:
·         Evitar diagnóstico e prognóstico precipitado. É necessário um consenso de toda a equipe para definir o diagnóstico e o prognóstico.
·         Evitar exame repetitivo.
·         Acolher emocionalmente e indicar grupos de apoio.
Apresentação física: 1) deficiência física, 2) deficiência mental (predomina), 3) deficiência auditiva e 4) deficiência visual.
Ø  Deficiência mental: é a principal apresentação clínica no Brasil. Caracteriza-se por diminuição da capacidade intelectual (com perda da autonomia, concentração e aptidão escolar) e os riscos para essa deficiência são: infecções pós-natais, infecção congênita. Geralmente essas crianças são bem comunicativas e alegres. Lembrar que no caso da síndrome de Down outras patologias podem ocorrer como deficiências cardíacas, neurológicas e oftalmológicas e imunológicas.
Ø  Deficiência física: a maioria é causada por paralisia cerebral, geralmente o quadro vem associado à dificuldade de deglutição com consequente desnutrição, RGE, doença respiratória de repetição, constipação intestinal e espasticidade.
Ø  Deficiências sensoriais: auditivas. (É necessário na triagem neonatal pesquisar a reação a sons e atraso para falar). Visuais ( Avaliar nos primeiros anos de vida, investigação de angiopatia da prematuridade. E estar atento que estas pessoas tem capacidade auditiva superior que a de outras pessoas.

v  Olhar para o examinador 2 meses
v  Olhar e fixar objetos com 3 meses
v  Procurar brinquedos fora do alcance e procurar de esconder aos 9 meses
v  Localiza e emite sons com 5 meses
v  Vira a cabeça em direção ao som 9 meses
Ø  Dificuldade da aprendizagem: a criança em si,os familiares e a própria escola podem ser barreiras ao aprendizado.
Escola: é necessário um método pedagógico adequado à criança e à sua idade. O professor tem de ser qualificado e interessado. A escola deve apresentar estrutura física compatível.
Família: relacionamento familiar é imprescindível. O nível educacional e cultural da família é fundamental. O crescimento e independência da criança é influenciado pela família. O atraso em alguns casos pode ser interpretado como um pedido de ajuda.
Criança: retardo mental, alteração sensio-perceptiva, transtorno de déficit de atenção, transtorno psiquiátricos (ansiedade, depressão, psicose), de leitura, transtorno de funcionamento social (mutismo)

Sinais suspeitos: 1) dificuldade de aprendizado, 2) vocabulário limitado, 3) atenção dirigida limitada, 4) limitação de aprendizagem espontânea, 5) dificuldade de transferir a aprendizagem, 5) atraso na aquisição da marcha e da fala, 6) impossibilidade de aprender escrita e leitura e calculo, 7) necessidade constante de cuidados.

·         Criança começa a vocalizar com 3 semanas
·         Vocabulário específico 2 a 6 meses
·         Combinação de palavras com 17 a 24 meses
·         Fala entendível 23 meses a 4 anos e 8 meses

Crianças com vocabulário pobre, dificuldade de dar sequencia em eventos, falta de fluência temos que pensar em:
·         Transtorno de linguagem expressiva
·         Transtorno de linguagem receptiva
·         Transtornos invasivos do desenvolvimento (ex: autismo)
·         Comprometimento neurológico
Transtorno de déficit de atenção e  hiperatividade (TDAH): pode manifestar-se tanto como desatenção como hiperatividade, ou misto dos dois. Afeta o desempenho acadêmico, relacionamento social e familiar, ajustamento psico-social. Tem comorbidades com transtornos de aprendizado, humor e ansiedade. Transtorno de comportamento e possível abuso de álcool na fase adulta.  
Tratamento:
·         Orientar a família
·         Orientar a escola
·         Medicação
Ø  Estimulante
Ø  Antidepressiva
















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