João Lage
Teorias
do desenvolvimento:
O
desenvolvimento é um processo em que a criança evolui fisicamente,
psicologicamente e socialmente.
·
Teoria
de fatores endógenos
·
Teoria
de fatores exógenos
·
Teoria
construtivista
·
Culturalista
O
desenvolvimento neuropsicomotor acontece em uma sequência fixa porem variável
em tempo de indivíduo para indivíduo.
O
desenvolvimento ocorrerá no sentido:
·
Cefálo-caudal:
primeiro
vira o pescoço, depois aprende a sentar para só então ficar em pé.
·
Próximo
distal: primeiro consegue olhar fixo para depois mexer os ombros,
braço e movimento em pinça.
A
avaliação do desenvolvimento deve ser agrupa em quatro grupos:
·
Desenvolvimento
motor: diz respeito ao controle dos movimentos do corpo desde os
grosseiros até os mais finos.
·
Desenvolvimento
adaptativo: compreende o ajustamento para atividades
mais complexas embasando em experiências anteriores.
·
Desenvolvimento
da linguagem: refere-se a todos os meios de comunicação.
·
Desenvolvimento
pessoal-social: compreende habilidades e atitudes pessoais
da criança em seu meio sociocultural.
O
atraso pode ser tanto por um atraso no desenvolvimento motor quanto por um
atraso no desenvolvimento cognitivo, podendo os dois virem juntos ou separados.
Alem
do atraso pode ocorrer uma involução do desenvolvimento, ou seja,
características previamente adquiridas são perdidas ex: andar. Normalmente esse
quadro é compatível com encefalopatia progressiva.
Marcos:
a)
0 a
3 meses: tônus muscular (hipertonia dos membros e hipotonia
cervical), reflexo tônico cervical assimétrico (esgrimista), decúbito ventral
fica com a coxa sobre o abdome, pode ter uma marcha reflexa.
b)
3 a
6 meses: bebe sorridente, explora o ambiente, diminuição do tônus
dos membros e aumento do cefálico, em decúbito ventral apoia nos antebraços.
c)
6 a
9 meses: bebe ativo, reconhece o rosto familiar e estranha pessoas
não conhecidas. Hipotonia fisiologia. Em decúbito ventral não apoia mais nos
antebraços e sim nas mãos. E quando sentado faz um tripé e depois para de
utilizar o braço.
d)
9
aos 12 meses: vira pra sentar, coloca-se em posição
quadrúpede para engatinhar e coloca-se em pé.
e)
Com 1
ano: inicia marcha sem apoio e tenta alcançar objetos.
Alterações
no desenvolvimento:
a)
Condições
que aumentam a chance de ter um déficit no desenvolvimento:
·
Condições precárias de saúde e educação;
·
Fatores socioeconômicos
·
Ambiente familiar em meio desfavorável
(violência, acidente)
·
Pré-natais (uso de drogas, não realizar as
consultas regularmente, HAS, DM, infecção pré-natal)
·
Peri-natais (prematuridade, hipóxia neonatal,
convulsão neonatal)
·
Pós-natais (trauma, hidrocefalia, meningite,
infecções graves)
·
Permanentes (genéticas)
b)
Anamnese:
dados
de evolução de aquisições e pesquisar sintomas neurológicos, perguntar sobre o
desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, HF e HSocial, Historia econômica.
c)
Ectoscopia: características
morfológicas e sindromicas.
d)
Exame
físico: dados antropométricos. Alterações cutâneas, viceromegalia,
alterações congênitas e no sistema sensorial.
Criança especial e necessidades
especiais:
·
Evitar diagnóstico e prognóstico precipitado.
É necessário um consenso de toda a equipe para definir o diagnóstico e o prognóstico.
·
Evitar exame repetitivo.
·
Acolher emocionalmente e indicar grupos de
apoio.
Apresentação física: 1)
deficiência física, 2) deficiência mental (predomina),
3) deficiência auditiva e 4) deficiência visual.
Ø Deficiência mental: é a
principal apresentação clínica no Brasil. Caracteriza-se por diminuição da
capacidade intelectual (com perda da autonomia, concentração e aptidão escolar)
e os riscos para essa deficiência são: infecções pós-natais, infecção congênita.
Geralmente essas crianças são bem comunicativas e alegres. Lembrar que no caso
da síndrome de Down outras patologias podem ocorrer como deficiências
cardíacas, neurológicas e oftalmológicas e imunológicas.
Ø Deficiência física: a
maioria é causada por paralisia cerebral, geralmente o quadro vem associado à
dificuldade de deglutição com consequente desnutrição, RGE, doença respiratória
de repetição, constipação intestinal e espasticidade.
Ø Deficiências sensoriais: auditivas.
(É necessário na triagem neonatal pesquisar a reação a sons e atraso para falar).
Visuais ( Avaliar nos primeiros anos de vida, investigação de angiopatia da
prematuridade. E estar atento que estas pessoas tem capacidade auditiva
superior que a de outras pessoas.
v Olhar
para o examinador 2 meses
v Olhar
e fixar objetos com 3 meses
v Procurar
brinquedos fora do alcance e procurar de esconder aos 9 meses
v Localiza
e emite sons com 5 meses
v Vira
a cabeça em direção ao som 9 meses
Ø Dificuldade da aprendizagem: a
criança em si,os familiares e a própria escola podem ser barreiras ao
aprendizado.
Escola: é
necessário um método pedagógico adequado à criança e à sua idade. O professor
tem de ser qualificado e interessado. A escola deve apresentar estrutura física
compatível.
Família:
relacionamento familiar é imprescindível. O nível educacional e cultural da
família é fundamental. O crescimento e independência da criança é influenciado
pela família. O atraso em alguns casos pode ser interpretado como um pedido de
ajuda.
Criança:
retardo mental, alteração sensio-perceptiva, transtorno de déficit de atenção, transtorno
psiquiátricos (ansiedade, depressão, psicose), de leitura, transtorno de funcionamento
social (mutismo)
Sinais
suspeitos: 1) dificuldade de aprendizado, 2) vocabulário
limitado, 3) atenção dirigida limitada, 4) limitação de aprendizagem
espontânea, 5) dificuldade de transferir a aprendizagem, 5) atraso na aquisição
da marcha e da fala, 6) impossibilidade de aprender escrita e leitura e calculo,
7) necessidade constante de cuidados.
·
Criança começa a vocalizar com 3 semanas
·
Vocabulário específico 2 a 6 meses
·
Combinação de palavras com 17 a 24 meses
·
Fala entendível 23 meses a 4 anos e 8 meses
Crianças
com vocabulário pobre, dificuldade de dar sequencia em eventos, falta de
fluência temos que pensar em:
·
Transtorno de linguagem expressiva
·
Transtorno de linguagem receptiva
·
Transtornos invasivos do desenvolvimento (ex:
autismo)
·
Comprometimento neurológico
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): pode
manifestar-se tanto como desatenção como hiperatividade, ou misto dos dois.
Afeta o desempenho acadêmico, relacionamento social e familiar, ajustamento
psico-social. Tem comorbidades com transtornos de aprendizado, humor e
ansiedade. Transtorno de comportamento e possível abuso de álcool na fase
adulta.
Tratamento:
·
Orientar a família
·
Orientar a escola
·
Medicação
Ø Estimulante
Ø Antidepressiva
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